top of page

Brinca comigo


Já pensou que brincar pode ser um fator chave para o desenvolvimento do seu filho? E que brincar com os pais pode ser dos aspetos mais importantes da vida de uma criança?

Brincar não é “só” brincar. Brincar está na base do desenvolvimento do seu filho e de uma parentalidade positiva e bem-sucedida.

Nem todos os adultos se sentem confortáveis a brincar, ou estão cansados, ou aborrecem-se com as brincadeiras repetitivas...mas pense que brincar é bom. Ao brincar de forma regular, sensitiva e responsiva com o seu filho, ele vai desenvolver um vínculo emocional de confiança consigo e uma série de competências físicas, cognitivas e socio-emocionais.

Sugestão VI:

  • Brinque com o seu filho e divirta-se - sorria, ria, mostre entusiasmo.

  • Deixe-se levar por ele e brinque como ele quer brincar (ex. pôr um balde a fazer de chapéu) e dê-lhe atenção também quando brinca sossegado. Encoraje a criatividade e não tente fazer por ele (só a ajuda necessária para reduzir a frustração).

  • “Outra vez?” Sim, faça brincadeiras repetidamente. A repetição é uma forma de aprendizagem e de prática de capacidades.

  • Acabe a brincadeira de forma previsível (daqui a 5 minutos, quando o relógio tocar, temos que parar de brincar para fazer o jantar, mas depois do jantar brincamos mais um bocadinho).

(Em colaboração com Equipa de Investigação CIS-IUL)

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page