top of page

O Natal e as tradições



Estamos a chegar ao Natal...

Existem tantas famílias diferentes, tantas tradições diferentes...tradições antigas, tradições novas... certo é que cada família vive esta época de uma maneira particular, consoante as suas próprias experiências, crenças, valores e contextos de vida.

As tradições familiares podem aumentar o bem-estar emocional das crianças, ajudando a criar sentimentos de segurança, continuidade e identidade. As famílias com tradições estabelecidas e aquelas que criam novos acontecimentos e ações como tradições, têm maior probabilidade de criar vínculos fortes entre os diferentes elementos da família.

O Natal representa uma época por excelência de tradições e celebrações, desde montar e decorar o pinheiro de natal, ao presépio, aos passeios para ver as luzes de Natal, aos dias da celebração em si, etc. O Natal representa uma oportunidade para as famílias desfrutarem de um momento juntas, partilharem boas memórias, refletirem sobre os aspetos positivos da sua família, e para ensinarem a gratidão, a solidariedade, o cuidar. Não é que não se possa (ou deva) fazer isto de forma regular, mas há épocas e datas que propiciam esta reflexão e devem ser aproveitadas para tal.

Seja no Natal, ou no dia-a-dia, as tradições familiares podem contribuir para o sentimento de segurança e identidade familiar, bem como para o bem-estar emocional das crianças (ex. a história antes de dormir, a noite de filme, o bolo de domingo, o passeio ou o picnic de família, a surpresa quando alguém chega de viagem, a foto de família no aniversário, etc.). É possível que as crianças se sintam mais seguras, confiantes e otimistas, ao participarem na construção e celebração de tradições familiares positivas e significativas ao longo das suas vidas.

Assim, este Natal, ofereça algo que poderá acompanhar os seus filhos para a toda a vida - memórias positivas e tradições especiais e significativas.

Nesta época, o desafio passa por refletir sobre como vive o seu Natal? Que mudanças se têm verificado ao longo do tempo? Que tradições lembra com carinho e gostaria de manter? Que tradições novas ou momentos especiais gostaria de criar com os seus filhos e outros familiares?

A todos um bom Natal, cheio de tradições memoráveis.

Adaptado de Leah Davies (www.kellybear.com)

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page