08.10.2018

Parece piada, mas não é. Num artigo muito recente da Academia Americana de Pediatria, a mensagem para os pediatras é mesmo esta: prescrevam brincadeira!

Imagine sair de uma consulta, com o seu filho de 2 anos, e no papelinho da receita estar escrito: BRINQUE COM O SEU FILHO TODOS OS DIAS!

A importância do brincar não é uma novidade mas, pelos vistos, tem que continuar a ser lembrada. Os momentos de brincadeira, para além de serem oportunidades de desenvolvimento cerebral, são também oportunidades " de desenvolvimento de capacidades de cooperação, resolução de problemas e do...

Lembro-me com muito carinho do tempo que passei com todos os meus avós, mas os avós não são todos iguais. Alguns estão mais presentes, outros mais distantes; alguns são mais ativos na educação dos netos, outros preferem não se envolver; uns mais permissivos, outros mais autoritários; ainda temos os que são mais consistentes com a educação dos pais, e os que preferem fazer as coisas à sua maneira...são várias as dinâmicas que se estabelecem entre avós, pais e netos.

Embora se assistam a mudanças ao longo do tempo, em Portugal existe ainda uma grande percentagem de avós a to...

Ter um filho pode ser muito excitante, mas também pode ser stressante visto que implica várias mudanças para todos os envolvidos, nomeadamente para os irmãos mais velhos.

A preparação para um segundo filho é um pouco diferente do que para um primeiro, visto que agora existe uma nova variável importante - o filho mais velho. Assim, é natural que, nesta fase inicial de preparação, se questione sobre como contar, quando contar, como será que ele vai reagir, etc.

No geral, é importante preparar as crianças para o nascimento de um irmão. Elas detetam mudanças, tanto no corpo, c...

04.06.2018

Quando nasceu o meu primeiro filho (há nove anos), já tinha começado o mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores. As opções de educação, cá em casa, passaram a ser isso: opções.

Vamos deixando sempre uma parte da educação à intuição, à vontade (ou falta dela) e à disposição do momento. Mas há uma estrela polar: os resultados da investigação.

Apesar de fazer parte da minha rotina de aluna ler artigos extensos, a verdade é que, como mãe, encontrei alguns artigos bons em publicações de grande tiragem, que trocavam por miúdos alguns assuntos.

Acho que me posso ju...

Please reload

ser parte da história

SER PARTE DA HISTÓRIA é um serviço da associação Caminhos da Infância que tem como objetivo apoiar os pais e outros cuidadores, disponibilizando informação, aconselhamento e formação sobre parentalidade. 

Não se pretendem dar receitas (até porque não existem) mas sim informação e apoio para ajudar todos os cuidadores a ser parte de uma história que não se repete - a da infância. 

quem somos
associação
contactos
posts recentes

26/07/2018

Please reload

procurar por tags
Please reload

arquivo
Please reload

inês poeiras

  • Grey LinkedIn Icon

Presidente

Caminhos da Infância

quem somos

francisca carneiro

  • Grey LinkedIn Icon

Diretora

Centro Infantil Maria de Monserratre

joana nunes patrício

  • Grey LinkedIn Icon

Coordenadora

Ser Parte da História

Mais do que uma associação, somos um grupo a trabalhar para que a infância seja uma experiência feliz para todas as crianças.

Trabalhamos em parceria e juntamos a investigação à experiência, que é como quem diz,

andamos da teoria à prática e da prática à teoria.

Descobrimos que não se mudam comportamentos só com extensos artigos académicos ou grandes ações de formação.

Mudamos comportamentos quando estamos envolvidos. Quando somos parte da história. E isto fazemos bem.

  • Facebook - White Circle

tlf. 21 136 85 14

caminhosdainfancia@gmail.com

Rua Margarida de Abreu, nº4, 1900-362, Lisboa

Contactos