PROJETO EDUCATIVO

O Projeto Educativo do Centro Infantil Maria de Monserrate reflete uma consciência da especificidade da infância e do brincar como a sua identidade. "O ensino e a aprendizagem não são neutros, mas ancoram-se num conjunto de valores, norteador da seleção de conteúdos, dos processos, dos meios e instrumentos de trabalho" (Klein s.j., 2014). Neste sentido, as linhas orientadoras de ação a partir das quais serão elaborados anualmente os projetos pedagógicos traduzem-se em seis pilares.

PEDAGOGIA INACIANA E

PEDAGOGIAS PARTICIPATIVAS

A pedagogia inaciana é profundamente humana e consequentemente universal. Em relação à criança, o educador ouve e escuta, vê e observa, documenta as ações, para fazer da planificação educativa uma resposta sempre mais personalizada e contemporânea.

Vemos a criança com direitos e com competência, na sua revelação independente do adulto cuidador.

A NATUREZA

A primeira infância é o tempo, por excelência, de experimentar, sentir e começar a compreender muito do que nos rodeia. É um tempo onde a exploração sensorial e o estímulo têm um papel fundamental e determinante no desenvolvimento das crianças. A natureza tem essa grande mais valia que é ser fonte de estímulos, não só tão diferentes entre si, mas também menos estruturados, mais imprevisíveis e que promovem a cooperação e a cumplicidade.

CUIDAR DA INTERIORIDADE

 

O Centro Infantil Maria de Monserrate propõe uma educação humanista, que radica na procura da Interioridade, que está presente em todos os Seres Humanos, que é universal e que abrange todas as culturas e religiões. 

O tempo passa com as suas rotinas, mas a criança tem a oportunidade de encontrar o seu próprio ritmo e este sentido de intemporalidade é algo que não se experiencia tanto quanto devia no nosso mundo de azáfama. Queremos crescer mas também saborear.

INCLUSÃO E INTERVENÇÃO PRECOCE

No Centro Infantil Maria de Monserrate a inclusão surge como imperativo ético e, por isso, qualquer criança que apresente alterações nas funções ou estruturas do corpo, que condicionem a participação nas atividades típicas para a respetiva idade e contexto social são bem-vindas.

Do mesmo modo, consideramos que um adulto com deficiência deve ser integrado na sociedade e que a nossa missão passa por proporcionar esse acolhimento.

 

OS PAIS VÊM AO CIMM

 

Se os primeiros anos de vida são fundamentais para uma criança, para os pais serão com certeza, anos de muitas dúvidas, alguns medos e ansiedades.

 

Por outro lado, até aos três anos, a formação da criança só se faz através da família, tornando-se fundamental estabelecer um elo de confiança entre a casa e a escola. É um processo educativo contínuo.

 

Tendo isto muito presente, abrimos as portas aos pais, na mesma linha da experiência, reflexão e ação que nos propõe o paradigma pedagógico inaciano.

NÓS NA COMUNIDADE

O bem-estar individual da criança e o seu crescimento com respeito por um desenvolvimento integral passa também pelo bem-estar dos que os rodeiam. O contexto mais abrangente torna-se, assim, objeto da nossa compreensão, no sentido de promoção da qualidade de vida da comunidade, procurando dar suporte às pessoas nas suas mais diversas situações na vida quotidiana, potenciando a vida da familia.

Contacte-nos:

21 136 85 14

cimm.servicos@gmail.com

  

Centro Infantil Maria de Monserrate

Rua Margarida de Abreu 4

1900 - 314 Lisboa

© 2013
 Proudly made by Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now