QUEM SOMOS E COMO CHEGÁMOS ATÉ AQUI

Para se perceber porque é que somos mais do que uma simples oferta de serviços no âmbito da primeira infância, importa perceber de onde vimos, o que é que temos andado a fazer e para onde nos leva esta aventura.

Caminhos da Infância

 

O Centro Infantil Maria de Monserrate é uma valência da IPSS Caminhos da Infância - Núcleo Inaciano de Protecção da Infância, constituída em 2012 por um grupo de amigos de muitos lados, alguns de CVX de Lisboa, que se foi organizando com o objetivo de oferecer uma resposta construtiva a questões sociais prementes na nossa sociedade. Um grupo de pessoas das mais diversas áreas de formação, que encontrou nesta associação uma parte do seu campo de missão.

 

O objetivo primeiro da Caminhos da Infância é a promoção e protecção da criança nas suas dimensões bio-psico-afetiva e espiritual, respeitando as suas características individuais e contribuindo para a correção dos efeitos discriminatórios que as condições sócio-culturais possam potenciar, no sentido de uma verdadeira cultura de justiça e solidariedade.

 

Para além disto, reconhecendo que os pais são os primeiros educadores dos seus filhos, e que a família é a célula fundamental de uma sociedade livre, digna, humanizante e democrática, tem-se como objetivo trabalhar com a família, promovendo a intervenção precoce, sempre com uma referência acolhedora. A Escola de Pais é um pilar estrutural do nosso projeto.

 

Elegemos a Fé e a Justiça como os nossos critérios de ação.

CVX

 

A ideia nasceu numa CVX, uma Comunidade de Vida Cristã. As CVX  são grupos de leigos ligados à Companhia de Jesus que têm uma Espiritualidade própria: a Espiritualidade Inaciana. Isto significa que, para além das Sagradas Escrituras e do Sentido de Igreja, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola são “a fonte específica e o instrumento característico da nossa espiritualidade” (Princípio 5).

 

Na CVX “estamos particularmente conscientes da necessidade premente de trabalhar pela justiça através de uma opção preferencial pelos pobres e de um estilo de vida simples que expresse a nossa liberdade e solidariedade com eles”. 

 

Em CVX, "a nossa missão ampla e exigente requer de cada membro uma vontade de participar na vida social e política e um esforço por desenvolver as qualidades humanas e as capacidades profissionais, a fim de se tornar um trabalhador mais competente e uma testemunha mais convincente" (Princípio 12).

 

As linhas orientadoras da CVX estão consignadas nos Princípios Gerais , que ajudam a unir a Fé e a Vida numa opção apostólica.